domingo, 3 de janeiro de 2016

LIÇÕES SUTIS

Durante atividade na escola 06/11, fiz uma pausa na minha fala, enquanto @s alun@s iniciavam uma tarefa em grupo...
Um aluno me pediu que apagasse a luz e fez algum gesto para o slide projetado à frente.
Talvez eu tenha utilizado os slides sem apagar a luz da sala. Não me recordo.
Sem entender porque o aluno me pediu pra apagar a luz, o fiz de imediato, afinal não precisava contrariar um adolescente naquele momento.
Uma das professoras saindo da sala, de perto falou-me: "Ele tem a 'visão baixa', ele quer ler o quê está escrito no slide; Se apaga a luz ele vê melhor, aí daqui a pouquinho você já pode acender de novo..."
Fiquei contente dele se interessar por ler o quê estava escrito no slide que eu trouxe. Também fiquei satisfeita por eu não ter questionado a solicitação do aluno e apenas apagado a luz.
Ele estava atento a minha fala e em nenhum momento pude perceber que tinha problemas de visão.
Eu poderia ter questionado o motivo pelo qual o aluno pedia para que eu apagasse a luz, e inclusive argumentar que não era necessário, uma vez que não utiluzaria os slides naquele momento.
Muitas vezes as ações dos outros são motivadas por coisas que não imaginamos. Popularmente: "Nem tudo que parece é", pois às vezes, nós é que - "sem deficiência" nenhuma - nos tornamos cegos diante da realidade.

08/11/2015


Nenhum comentário:

Postar um comentário