terça-feira, 9 de agosto de 2016

CONVITES

Já faz uns 10 anos que uma pessoa comentou comigo que ficava muito chateada quando alguém que conhecia não lhe chamava para um evento ou para uma festa (fosse a de aniversário da (o) filho). Na época, embora tivesse compreendido o sentido do que dizia, não deixei de considerar bobo, desproporcional, engraçado.

A lembrança desta conversa algumas vezes retornou-me ao pensamento e à fala - para usar como exemplo. Com o passar do tempo a importância de "ser convidada (o)" foi ganhando cada vez mais sentido.

Dias atrás cheguei num restaurante, à noite, e encontrei pessoa conhecida, que estava só. Convidou-me para sentar com ela e jantamos e conversamos bastante. Saí de lá com outro convite.

Pra tomar shake e chás desintoxicantes num espaço que frequenta. Gostei da ideia, gostei do convite.

Novamente lembrei da conversa de 10 anos com a executiva. Da importância de se receber convites. Quando alguém lhe convida pra algo é porque estima sua companhia, deseja sua presença, quer compartilhar um tempo de vida com você.

Amizades têm  a ver com convites (Aliás, tudo na vida tem a ver com convites, reflita). Algumas pessoas reclamam sobre não ter amigos, porém "ter amigos" relaciona-se muito com saber "ser amigo", com se aproximar, acordar, incluir, oferecer - convidar. A amizade se estabelece de um convite à praça, à casa... ao coração, à intimidade. Faça convites, seja amigo e certamente terá alguns amigos.

Não nos damos conta, mas recebemos muitos convites ao longo da vida... Nem todos bons... - Nossa mãe provavelmente nos estendeu os braços convidando-nos aos primeiros passos... A partir daí caminhamos para tantos abraços, tantas investidas...

Quais são os convites que recebe? Quantos convites recebe por dia? Por semana?
Convites para um chá, para uma festa, um churrasco, um jantar, para tomar um vinho, um sorvete, uma visita no motel, uma caminhada, uma pedalada, um banho de piscina, um banho de mar, para o Reveillon, um aniversário, uma formatura, um casamento, um acampamento, para um beijo, um sexo rápido, um romance inseguro, um amor profundo, para ouvir uma música, para fazer um curso, para ver a lua, para ver o sol, para uma nova empreitada de trabalho, para fazer dinheiro, para ir ao zoológico, ao parque, ao teatro, para uma viagem, para um show, para rodar o mundo.

- Para que te convidam?

- Você, quantos convites faz? Quanto dispõe de si? Generosamente, gentilmente...? Quanto abre a casa? Entrega a alma? Quanto do teu caminho alarga? Quantos faz companheiros na tua jornada?

Responda-me:
Está preparado (a) para os convites da vida?

Se estiver, então vamos!

P.S.: A todos que já me convidaram pra tantas coisas boas na vida, obrigada. Eu adoro ser convidada!

29/02/2016

2 comentários:

  1. Estou aqui no meu cantinho lendo suas reflexões e me dei conta de que recebi muitos convites e, no passado fazia questão de ir mas, com o passar do tempo os convites foram ficando escassos e, percebi que na verdade eu é que não oportunizava. Amei seu texto sobre convites.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Alzira! Apenas agora vejo sua mensagem. Obrigada por ler e dar feedback. Aceite os convites. Um beijo e um abraço carinhoso.

    ResponderExcluir